Bruno Cecílio e Laurindo Marta
L=MVR

[06.11.2021 - 23.12.2021]
Galeria Câmara Clara

  • Esta exposição de artes visuais apresenta criações originais da dupla de artistas portugueses Bruno Cecílio (Lisboa) e Laurindo Marta (Coimbra) desenvolvidas com o apoio do Ministério da Cultura. Os processos mecânicos são o ponto de partida para uma proposta misteriosa e poética de objectos frios e inertes, que com o olhar do artista se transformam em instalações sedutoras e vivas.

Carpe Diem Arte e Pesquisa
Viagem Pelos Múltiplos II

[10.09.2021 - 23.11.2021]
Galeria Câmara Escura

  • Curadoria: Delfina Sena e Leonor Fonseca

    No âmbito da comemoração dos 10 anos da coleção de múltiplos da Carpe Diem - Arte e Pesquisa surge ‘Uma viagem pelos múltiplos - VOL II’. Os trabalhos que compõem esta exposição são um conjunto de obras de diversos artistas nacionais e internacionais, das mais variadas áreas artísticas (fotografia, pintura, ilustração, gravura, entre outras) e inserida no projeto no âmbito da saúde mental, que introduz artistas com doenças deste foro na sua coleção de Múltiplos. É uma exposição que está divida em dois momentos, sendo que nesta segunda fase é direcionado para a temática do figurativo.

Leonor Fonseca
FBAUL’OUS

[18.06.2021 - 30.07.2021]
Galeria Câmara Escura

  • A série fotográfica fbaul’ous de Leonor Fonseca reinterpreta grandes obras da Pintura clássica e moderna — de Leonardo da Vinci, Edvard Munch ou Andy Warhol, entre outros — sob uma perspetiva autoral contemporânea. Abordando temas atuais como a androginia ou géneros não binários, este projeto procura também destacar a identidade singular, o respeito pela diferença e a inclusão.

Cooperativa Comunicação Cultura
Um Olhar Cá Dentro

[14.05.2021 - 14.07.2021]
Galeria Câmara Clara

  • O passado relembrado, o presente observado, traços que marcam um local, a relação entre pessoas e a natureza, os encantos que nos rodeiam. Trazemos as riquezas das 13 freguesias de Torres Vedras, através de uma viagem fotográfica relatada pelo olhar atento dos próprios habitantes. Através de espaços icónicos pretendemos trazer um pouco de todo o território promovendo assim a coesão territorial. ‘Um olhar cá dentro’ é um projeto que revela o melhor da nossa cidade.

Hélio Marques Pereira, João Mota da Costa e Rodrigo Simões Cardoso
Looking In Different Ways

[08.01.2021 - 15.04.2021]
Galeria Câmara Clara + Galeria Câmara Escura

  • Curadoria: Emília Tavares

    Os três trabalhos dos três diferentes autores (João Mota da Costa, Hélio Marques Pereira, Rodrigo Simões Cardoso) que compõem esta exposição são uma reflexão acerca do poder realista e descritivo da fotografia, e dos paradoxos ficcionais que toda a imagem da realidade encerra. Olhares diferentes sobre a vida e a morte, o natural e o cultural, que convergem na mesma procura de um significado primordial da imagem e do seu poder de evocação intemporal.

Carpe Diem Arte e Pesquisa
Viagem Pelos Múltiplos I

[07.05.2021 - 09.06.2021]
Galeria Câmara Escura

  • Comemoramos os dez anos do projecto Carpe Diem — Arte e Pesquisa com ‘uma viagem pelos múltiplos’. Convidamo-lo a navegar pela totalidade da coleção desde o início da formação do projecto, dividida para esta ocasião em dois momentos. Neste ‘VOL I’ o relato começa com so artistas que se expressão através da abstração.

    No seu início, a missão do Carpe Diem foi a de acompanhar artistas nacionais e internacionais na sua investigação, convidando-os a participar em residências artísticas no Palácio Pombal, antiga sede da associação, com o objectivo de criarem uma peça in situ. De forma a deixarem uma marca na história do projecto, Carpe Diem propunha aos artistas o desafio de criarem um múltiplo e consequente serem parte da coleção que possuímos hoje. Este múltiplo oferecem-nos a oportunidade de fazer uma viagem no tempo. revisitando peças que “deixaram de existir”, mas que ficam vivas nesta coleção.

    A singularidade de cada múltiplo enconraja-nos a fazer uma viagem, Um múltiplo permite que uma peça possa estar em vários lugares ao mesmo tempo, deste modo as ideias da imagem viajam também. Assim como nos mostra Joseph Beuys através do seu trabalho, o múltiplo é uma prova de circulação de ideias.

    Persistindo na sua missão, Carpe Diem convida para esta circunstância 10 utentes da Casa do Telhal de Sintra a integrar a coleção realizando cada uma deles um múltiplo que terão presença nas exposições (uma viagem pleos múltiplos — VOL I e VOL II).