orgãos sociais 2023—2026

direção 

Tiago Pombal
Presidente

  • Torres Vedras, 1991. Designer e produtor, integra desde 2018 a equipa executiva da Trienal de Arquitectura de Lisboa como produtor e coordenador do Palácio Sinel de Cordes, edifício onde está sediada a associação.

    Entre 2013 e 2014 foi Produtor e Programador das áreas de arquitectura e design na Transforma, em Torres Vedras, reorganizando conceptualmente o CICLO - Festival de Arte no Espaço Público. É co-fundador do Margem, colectivo artístico que teve como objetivo a promoção da cultura jovem e emergente, no antigo refeitório da Casa Hipólito em Torres Vedras, em 2015. Nesse mesmo ano integrou a equipa de produção da Procur.arte, em Lisboa, colaborando em projectos europeus como o "Flâneur - New Urban Narratives, o European Prize for Urban Public Space 2014" e o "Parallel Intersection Lisboa".

    É licenciado em Design de Ambientes na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.

Inês Mourão
Vice-presidente

  • Inês Paula Mourão da Fonseca, nasceu em Torres Vedras, em 1964, com formação em Design, Ergonomia e Engenharia de Sistemas na Escola António Arroio. Membro da Direcção da Cooperativa de Comunicação e Cultura de 2004, Presidente de Direcção entre 2007 e 2022 e responsável pela gestão e curadoria desde 2007.

    Sócia fundadora da Air351, foi vice-presidente e tesoureira da associação. Actualmente é Vice-Presidente de direcção da Cooperativa de Comunicação e Cultura, Presidente da Assembleia geral da Air351 e empresária.

Paulo Santos
Secretário

  • Nasceu no ano de 1971, natural de Ponte do Rol, concelho de Torres Vedras. Formou-se em Gestão de Recursos Humanos. Profissionalmente foi militar na Força Aérea Portuguesa durante cerca de 10 anos encontrando-se atualmente e desde 2008 ligado ao ramo dos seguros como Gestor de clientes.

    O seu percurso na Cooperativa de Comunicação e Cultura começa por influência de amigos que tiveram a gentileza de o convidar tendo posteriormente em 2008 a oportunidade de fazer parte da Direcção como Secretário, cargo esse que nunca deixou de exercer até aos dias de hoje.

    É caracterizado por ser responsável, educado, alegre, de trato fácil, dedicado, pontual, adora fotografia e é apaixonado pelo Benfica e pelo Carnaval (sendo um dos responsáveis por fazer acontecer uma das festas mais emblemáticas do Carnaval de Torres Vedras recebendo milhares de foliões como só a Cooperativa tão bem sabe fazer).

Paulo Tomé
Tesoureiro

  • Paulo Jorge Tomé, nasceu em Torres Vedras, em 1958. Gestor Financeiro e Tesoureiro da Cooperativa de Comunicação e Cultura. Empresário, tem como objecto social a prestação de serviços de contabilidade. Iniciou a sua actividade em Julho de 2010.

Antero Valério
Vogal

  • Antero José dos Reis Valério, nascido em Torres Vedras, em 1960. Diplomado em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1988. Divide a sua actividade na Pintura com a docência de Artes no Ensino Secundário, Banda Desenhada, Cartoon, Ilustração, Design Gráfico.

    Membro da direcção da Cooperativa de Comunicação e Cultura desde 2012 e Vice-Presidente da Cooperativa de Comunicação e Cultura de 2014 a 2022.

Marco Morais
Vogal

Mara Amaral
Vogal

  • Nascida em 1996. Natural de Coimbra e residente em Lisboa desde o início do seu percurso académico. É formada desde 2021 em Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e frequenta atualmente o Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura no ISCTE-IUL.

    Interessada nas áreas de gestão e produção cultural, bem como em museologia.

Rodolfo Morgado
Vogal

  • Torres Vedras, 1985 . Designer , integra desde 2021 a equipa criativa da Kinda como Visual Merchandising da loja de Lisboa. Setembro de 2011 colaborou com a ModaLisboa na ediçao “Useless” da Experimenta Design , na montagem da exposição de todo o acervo da imagem gráfica das várias edições de ModaLisboa.
    Desde 2022 faz parte da equipa ModaLisboa como relações publicas .
    É licenciado em Design pelo Iade em Lisboa

Francisco Ogando
Vogal

  • Habilitações académicas:
    Baccalauréat Européen na École Européenne de Bruxelles II
    Curso de escultura nível ensino superior (4 anos) em Bruxelas na École des Beaux-arts de Woluwe Saint Pierre
    Frequência até ao 3.o ano do curso de Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico de Lisboa (antes de Bolonha)
    Licenciatura em Arquitectura com preparação da tese de Mestrado na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
    Investigador convidado no CIAUD, Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa

    Experiência profissional:

    Produção artística em teatro e cinema.
    Curadoria e consultoria de arte em coleções privadas e institucionais. Desde Janeiro de 2012 até à actualidade exerço funções de gerente na Construções Andral LDA e no Grupo SICCAL Sociedade Industrial e Comercial de Construções Limitada.

assembleia geral

Nuno Valentim
Presidente

Rita Mourão
Vice-presidente

  • Rita Mourão da Fonseca, nascida a 25/06/1973. Licenciada em Direito, pela Universidade Clássica de Lisboa (1991-1996). Exerce advocacia em Torres Vedras.
    Participante activa nos orgãos , diferentes projectos e em diversas actividades realizadas pela Cooperativa de Comunicação e Cultura ao longo dos últimos 30 anos.

    Diz que viver e rir são das melhores coisas que conhece.

Mário Porta
Secretário

  • Mário Rui Silva Porta, natural e residente em Torres Vedras, licenciado em Direito – Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Portucalense e pós graduado em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, advogado, com escritório próprio em Torres Vedras e com vasta prática profissional em diversas áreas do Direito.

conselho fiscal

Alexandre Santos
Presidente

Bruno Máximo
Relator

  • 1997, Torres Vedras. Arquitecto de formação e profissão. Com raízes assumidamente torrienses, estudou e participou no tecido associativo de Torres Vedras sempre que lhe foi possível, mesmo com o interregno académico de 5 anos na capital lisboeta, nunca abdicou dessa participação proactiva perante o concelho.

    O percurso académico passou pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa que culminou com um projecto final de mestrado focado em Torres Vedras. Actualmente exerce funções como arquitecto num gabinete local.

    Determinado em contribuir para um desenvolvimento e estimulação contínua de todas as camadas geracionais, principalmente da juventude. Interessado nas questões sociais e culturais, actualmente participa activamente em diversas associações de variadas escalas. Acredita assim que a cultura é uma ferramenta unificadora que promove a harmonia e a inclusão.

Susana Luiz
Vogal

  • Nasceu em Torres Vedras em 1980. Formou-se em Arquitectura em 2004 e exerce desde então, desenvolvendo trabalhos nas áreas de projecto, construção, recuperação e light design.

    Dedica-se também à fotografia de arquitectura, no sentido de desenvolver uma ferramenta complementar ao trabalho nesta área, quer como forma de potencial comunicação com clientes e público, quer como base para a inspiração projectual.

    É membro da direcção da Cooperativa desde 2008 e desenvolveu trabalho de curadoria de exposições e de artesanato.

    Para além das competências técnicas e conceptuais na área da arquitectura, caracteriza-a por uma forte capacidade de adaptabilidade, bom humor, dinamismo, espírito aventureiro, responsabilidade, perfeccionismo, auto-exigência, polivalência, capacidade de resposta, dedicação ao trabalho e espírito de equipa.

Eduardo Barreira
Vogal Suplente

  • Eduardo Barreira, nascido em Castelo Branco no ano de 1989 e arquiteto formado na Faculdade de Arquitetura de Lisboa em 2017. Desenvolve projetos de forma independente desde 2019 tendo colaborado ao longo dos anos com diversos arquitetos nacionais e internacionais em projetos desde equipamentos turísticos, equipamentos culturais, habitação, assim como desenho de pormenor de mobiliário e instalações. Desenvolve essencialmente a prática em Portugal, mas já trabalhou para países como Alemanha, Inglaterra, Arábia Saudita e São Tomé e Príncipe.

    Colabora regularmente com associações de âmbito cultural como a Trienal de Arquitetura de Lisboa, Casa da Arquitetura em Matosinhos, Procur.arte, entre outras. Voluntário assíduo do evento OpenHouse em diversas cidades como Lisboa, Porto, Barcelona e Bilbau.

Salomé Moura
Vogal Suplente

  • Lisboa. 1984. Licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa e com experiência profissional ao nível do Voluntariado e da Mediação Cultural, colabora desde 2021 com a Trienal de Lisboa em diversos projetos de Assistência ao nível do Serviço Educativo e de Apoio de Produção, enquanto frequenta o mestrado na mesma área (ULL). A investigação nas áreas da psicologia e arquitectura da sua tese de mestrado, em curso, é reflexo de um interesse mais extenso pelos processos de identidade e significação humanos que enriquecem o seu universo criativo e inspiram a sua prática profissional.