Memória de Folia: Os Loucos Anos 80
Comemoração do Centenário do Carnaval de Torres

[16.12.2023 - 14.02.2024]
Torres Vedras

  • Para celebrar a década de 80 do Carnaval de Torres Vedras e a sua importância na criação de um carnaval como evento agregador, a Cooperativa de Comunicação e Cultura propõe a execução de um “Décadas” como projecto líquido, que se dilui em dois momentos e será apresentado entre o espaço privado e o espaço público da cidade, isto é, um projeto que acontecerá não só nas ruas onde se vive o carnaval, mas também dentro das casas de quem vive e faz o carnaval.

    #Exposições Espaços Privados:
    Através de um convite à comunidade local e tendo a fotografia e como linguagem comum, a Cooperativa propõe a criação de um roteiro de sete exposições em espaços privados. Propõe-se que as gentes locais abram as suas casas e mostrem os álbuns e fotografias que melhor retratam a efervescente energia foliã desta década. Estas exposições surgem como pontos de partilha e de diálogo, à escala das possibilidades e condições de cada casa, na certeza de que cada uma oferecerá uma experiência diferente da outra e única.

    #Exposições Espaço Público:
    Este projeto propõe também a seleção e exposição de seis fotografias em grande escala em seis ruas da cidade, com o propósito de enaltecer o valor que essa rua, ou a instituição que nela habite, tiveram nos anos 80 em Torres Vedras.

    “Memórias de Folia” será o roteiro de uma viagem aos espaços das gentes e das histórias que marcaram os anos 80 do Carnaval de Torres Vedras, o despertar de uma celebração verdadeiramente integradora e envolvente.

  • Décadas: Anos 70/80, Memórias de Folia — Os Loucos Anos 80.
    Exposições Integradas na Comemoração do Centenário do Carnaval de Torres Vedras.
    Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras.
    Coprodução: Cooperativa de Comunicação e Cultura + CAC — Centro de Artes e Criatividade

Comércio Habitado
Promoção e Dinamização do Centro Histórico

[01.12.2021]
Torres Vedras

  • A cidade de Torres Vedras transforma-se mais um ano numa exposição a céu aberto durante o mês de dezembro de 2021, com a intervenção de uma dupla artística de fotógrafos, Leonor Fonseca e Miguel Ângelo Lobo, em 7 montras de lojas devolutas, com foco apoiar o comércio tradicional, retratando quem dá a cara pelo mesmo dia após dia.

    Uma organização da Cooperativa de Comunicação e Cultura em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras para a promoção e dinamização do centro histórico da cidade, com o objetivo de criar uma ligação estética entre o trabalho dos artistas e o espaço, numa valorização do local que vivemos. Comércio Habitado tem como objetivo celebrar as pessoas de Torres Vedras, promover uma das zonas mais nobres da cidade e apoiar o comércio local.

  • Organização: Cooperativa de Comunicação e Cultura
    Apoio: Câmara Municipal de Torres Vedras
    Fotografia: Leonor Fonseca

Riscos & Rabiscos — Instalação Pública
Festas da Cidade 2018

[11.2020 - 12.2020]
Torres Vedras

  • O centro de Torres Vedras transforma-se num dínamo de criatividade a céu aberto, entre novembro e dezembro de 2020, com a intervenção de 10 sketchers em 10 montras de lojas devolutas, no âmbito do programa das Festas da Cidade 2020.

    Uma organização da Cooperativa de Comunicação e Cultura em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras para a promoção e dinamização do centro histórico da Cidade, com o objectivo de criar uma ligação estética entre o trabalho dos artistas e o espaço, numa valorização do local que vivemos. Riscos e Rabiscos tem como objetivo celebrar Torres Vedras e promover uma das zonas mais nobres da cidade e apoiar o comércio tradicional.

  • Coprodução: Câmara Municipal de Torres Vedras e Cooperativa de Comunicação e Cultura
    Artistas Convidados: Vicente Sardinha; Isa Silva; Ana Isabel Costa; Pedro Alves; Tomás Reis; Inês Matias; Pedro Loureiro; António Procópio; João Catarino; Luís Frasco; João Dias.
    Fotografia: Leonor Fonseca

Lagar — Plataforma Criativa
Cidade Europeia do Vinho 2018

[06.2018 - 12.2018]
Torres Vedras e Alenquer

  • Torres Vedras e Alenquer são Cidade Europeia do Vinho 2018!

    Estes dois concelhos fazem parte de uma região com uma grande tradição e produção vinícola, que se estende ao longo de séculos. Aqui o território tem uma forte influência atlântica, que permitiu uma diversidade de culturas vinícolas que o caracterizam.

    Entre as encostas e vales surgiram vinhas que criaram uma identidade cultural distinta de todas as paisagens do país. A isto junta-se o seu património construído de quintas e adegas que foram ocupando estes territórios de forma sensível e sedimentaram as histórias das gentes destas regiões.

    O vinho surge com o elemento agregador primordial, que une todas estas partes de um território em descoberta e em constante mutação.

    É com a ambição de perpetuar esta identidade cultural através da fotografia contemporânea que surge o LAGAR – Plataforma Criativa para a Cidade Europeia do Vinho 2018.

    Uma plataforma que vai muito para além do registo fotográfico, mas que tem como ambição entender um modo de olhar contemporâneo sobre esta região. Para isso o LAGAR abre três actividades: o DESENGACE – Concurso de Fotografia, o PISAR – Maratonas Fotográficas e o COLHEITAS – Instantâneos Fotográficos.

  • Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras e Câmara Municipal de Alenquer
    Produção: Cooperativa de Comunicação e Cultura
    Apoio Especifico: Kontraproduções; Wolkswagen: Tecauto
    Parceiros: Adega Cooperativa da Carvoreira; Adega Cooperativa de Dois Portos; Adega Cooperativa da Labrugeira; Adega Mãe Casa Santos Lima; Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa; Quinta da Almiara; Quinta da Boa Esperança; Quinta da Chocapalha; Quinta da Margem D'Arada; Quinta do Pinto; Quinta do Porto Franco Sartal - Quinta da Vassala e Vala Nova; Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras
    Apoio: Arte Capital ETIC; Faculdade de Belas-Artes de Lisboa; Foco Galeria; Galeria Fonseca Macedo; Hélice; Imagerie Galeria; Insituto Politécnico de Leiria; Insituto Politécnico de Lisboa; Pólo Cultural das Gaivotas; Universidade Lusófona