centro de cultura contemporânea 9

Localizada no centro histórico de Torres Vedras, a sede da Cooperativa, é desde de 1995 um espaço de referência cultural nacional. A 18 de Dezembro de 2007, foi considerada pelo Ministério da Cultura de “Superior Interesse Cultural”. Simultâneamente, o edifício e os seus conteúdos culturais, constituem-se como uma unidade para-museológica com espólios de valor artístico, integrando o património artístico e cultural da cidade. 

A sede da Cooperativa — Centro de Cultura Contemporânea 9 constitui-se com um espaço ímpar para receber eventos e programas multidisciplinares. Entre o piso térreo e os dois pisos superiores, este edifício desdobra-se em três espaços elementares: a Galeria Câmara Clara, uma sala polivalente com capacidade para 314 pessoas, preparada para receber exposições, debates, workshops e apresentações públicas.

A Galeria é apoiada por uma Loja de Autor, projecto criado em dezembro de 2022 que visa estreitar laços com a comunidade local e populações vizinhas, apelando à fruição da artes e à produção manual de artefactos. A Loja de Autor da Cooperativa apresenta um conjunto de objectos originais, únicos e utilitários, proporcionando aos artistas e artesãos convidados um ponto de venda complementar e o contacto com um público alargado. Dos artigos à venda, destacamos as publicações infanto-juvenis, de arquitectura e design (Editora Planeta Tangerina, Editora Monade e Editora Circo de Ideias), as ilustrações, o vestuários e acessórios, os acessórios para animais e os artefactos de design de produto (cerâmica e vidro).

A Biblioteca da Cooperativa é o espaço perfeito no centro da cidade para ler, estudar ou trabalhar, assim nos diz o público que nos visita — Um espaço luminoso, envolvente e estimulante. A Biblioteca conta com mais de 2600 publicações, para consulta pública, de áreas distintas*. Complementar à Biblioteca, existe um acervo climatizado com todo o material de comunicação das actividades desenvolvidas pela Cooperativa desde 1979.

*Arquitectura, Arte, Cinema, Desporto, Dança, Música, BD, Teatro, Fotografia, Literatura Portuguesa, Poesia, Literatura Geral, Biografia, Economia, Generalidades, Realidade Local, Usuais, História, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Ecologia, Zoologia, Antropologia, Ciências Ocultas, Religião, Política e Revistas.

centro de cultura contemporânea 13

Na Rua da Cruz número 13, duas portas ao lado do edifício sede, em Outubro de 2013 inaugura a Câmara Escura — Centro de Cultura Contemporânea 13. Um espaço dedicado à fotografia e as suas derivações dado o historial da Cooperativa e a marca que tem deixado no trabalho que apresenta no campo das artes visuais, com especial destaque na fotografia.

O edifício da Câmara Escura funciona essencialmente como um dínamo de conhecimento, complementando o programa da Cooperativa com ciclos de exposições temporárias, workshops, master classes e programas de formação. 

Constituem o edifício, no piso térreo, a Galeria Câmara Escura (136m²) espaço dedicado à apresentação pública de exposições. No primeiro piso, o Laboratório de Fotografia Analógica (para revelação, ampliação e montagem), o Estúdio Livre (15m²) e a Sala de Polivalente (42m²).

Para eventos ao ar livre, no segundo e último piso, o Terraço da Câmara Escura — que tem uma das melhores vistas sobre o Centro Histórico de Torres Vedras e o seu Castelo — serve eventos, sessões de cinema ao ar livre ou apenas um momento de descontração. Adjacente ao terraço, existe uma zona de copa.  

laboratório de fotografia analógica

A Câmara Escura possui toda a estrutura laboratorial necessária para atender desde a revelação até a cópia fotográfica a preto e branco. Auxiliamos na escolha do papel mais adequado e nos processos que podem ser utilizados para a obtenção de uma matriz que dialogue com o resultado que cada fotógrafo deseja obter. Permite revelar e copiar em 35mm e médio formato. Se houver interesse em realizar a revelação e cópia, alugamos o espaço para a utilização dos equipamentos.

O laboratório está isolado de modo a que não entre qualquer luz exterior. Têm água canalizada e esgotos. O laboratório separa-se entre o sector húmido, onde está a bancada de lavagem e processamento e o sector seco, onde estão os ampliadores.

Material disponível: Tinas de plástico de diversos tamanhos; Provetas graduadas até 1000ml; Pinças; Termómetro para laboratório; Tanques de revelação; Papel fotográfico (para compra); 2 Ampliadores; Filtros Multigrade; Luz de segurança vermelha; Marginador; Cartolinas Pretas; Camurça; Alguns químicos.

Para obter mais informações sobre os espaços e serviços da Cooperativa e as respectivas condições de utilização/aluguer, por favor contacte através do email geral@ccctv.org