PERFORM’ARTE 1985
1º Encontro Nacional de Performance

“A arte esfumou a diferença entre a arte e a vida. Deixemos agora a vida esfumar a diferença entre a vida e a arte”. —John Cage

Depois de, há pouco mais de dois anos, ter inaugurado em Torres Vedras a sua Galeria Nova, a Cooperativa de Comunicação e Cultura toma em mãos este risco (inadiável?) de organizar a “Perfom’Arte”—1º Encontro Nacional de Performance—aposta e desafio em termos de organização e também no que respeita ao confronto com o público. Durante duas semanas este terá oportunidade de aceder a um conjunto de actividades, das quais se espera não saia indiferente: exposições, performance, exibições em video, concerto, conferência. 

A Cooperativa sabe que jamais poderá ousar ser o sagrado depósito de arte, antes um ponto de intersecção de pessoas, gestos e vozes, e um centro de irradiação de factos, nomes e mundos, vincando permanentemente no interior da rotina uma lúcida fidelidade ao real e a urgência da “liberdade livre”.

Assim, com a consciência de que cooperar é trabalhar em conjunto e com a certeza de que quem trabalha. trabalha sempre para algo e para alguém, aqui estamos e assim nos ex-pomos, a fim de que, em conjunto, possamos fazer, experiência, e escrever, letra sobre letra, a nossa verdadeira identidade cultural e humana.

Com Fernando Aguiar e Manoel Barbosa, a Cooperativa de Comunicação e Cultura aprofunda agora alguns caminhos já abertos. A “Perform’Arte” será uma grande síntese da actividade vasta de happening, ritual, intervenção e performance de artistas portugueses. Poderá dela resulta um grande espaço de análise e discussão?

Uma palavra necessária se deve às entendidas que, de um modo ou de outro, apoiam a “Perform’Arte”: Fundação Calouste Gulbenkian, Governo Civil de Lisboa, Região de Turismo do Oeste e, muito especialmente, o Município de Torres Vedras, quer através dos Serviços de Cultura e Turismo, quer dos serviços técnicos. Aqui registamos publicamente tais contributos decisivos, sem os quais este nosso desejo nómada só muito dificilmente se faria realidade.

Cooperativa de Comunicação e Cultura Torres Vedras


Organização Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras; Fernando Aguiar. Concepção Fernando Aguiar; Manoel Barbosa. Locais Galeria Nova; Claustro do Convento da Graça; Galeria Municipal; Salão dos Bombeiros Voluntários. Catálogo Subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian; Design Aurelindo Ceia.

Artistas Participantes: Adalberto Carneiro; Albuquerque Mendes; António Barros; António Melo; António Olaio; António Palolo; Armando Azevedo; Artitude:01; Ção Pestana; Carlos Gordilho; D.W. Art; Elisabete Mileu; Fernando Aguiar; Gerardo Burmester; Grupo VideOPorto; Helena Almeida; Ícaro; Joana Rosa; José Conduto; Manoel Barbosa; Manuel Casimiro; Miguel Yeco; Pedro Tudela; Ruis Castelo Lopes; Rui Orfão; Silvestre Pestana; Telectu; Victor Rua.