vinharosal.png

CIDADE EUROPEIA DO VINHO 2018

Torres Vedras e Alenquer

Torres Vedras e Alenquer são Cidade Europeia do Vinho 2018.

Estes dois concelhos fazem parte de uma região com uma grande tradição e produção vinícola, que se estende ao longo de séculos. Aqui o território tem uma forte influência atlântica, que permitiu uma diversidade de culturas vinícolas que o caracterizam.

Entre as encostas e vales surgiram vinhas que criaram uma identidade cultural distinta de todas as paisagens do país. A isto junta-se o seu património construído de quintas e adegas que foram ocupando estes territórios de forma sensível e sedimentaram as histórias das gentes destas regiões.

O vinho surge com o elemento agregador primordial, que une todas estas partes de um território em descoberta e em constante mutação.

É com a ambição de perpetuar esta identidade cultural através da fotografia contemporânea que surge o LAGAR – Plataforma Criativa para a Cidade Europeia do Vinho 2018.

Uma plataforma que vai muito para além do registo fotográfico, mas que tem como ambição entender um modo de olhar contemporâneo sobre esta região. Para isso o LAGAR abre três actividades: o DESENGACE – Concurso de Fotografia, o PISAR – Maratonas Fotográficas e o COLHEITAS – Instantâneos Fotográficos.